Todos os posts de gustavoadolfo

CIPA abre campanha ABRIL VERDE

Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O Movimento luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional.

A escolha do mês de abril ocorreu devido a 28 de abril ser Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.

Em 2014, último dado disponível, foram contabilizados 704,1 mil acidentes de trabalho no país, sendo 2.783 mil mortes e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias. Esse número foi 3% inferior aos 725,6 mil acidentes em 2013.

 

10 DICAS PARA MANTER A SAÚDE DO PROFESSOR:

1-Mantenha a boa postura da coluna e do corpo em pé. Reveze os momentos em pé e sentado. Quando estiver em pé, mantenha os joelhos levemente flexionados para não forçar as articulações. Procure usar roupas e sapatos confortáveis. Roupas largas ajudam circulação do sangue e na mobilidade.

2- Faça agachamentos corretos.
Se for necessário agachar repetidas vezes (em especial na Educação Infantil), flexione joelhos, não curve a coluna e mantenha os pés afastados e voltados para frente. Dessa forma é mais fácil manter o equilíbrio.

3 – Mantenha postura confortável no computador.

Sentado de frente ao computador, procure ficar alinhado. Deixe o monitor na altura dos olhos, quadril próximo do encosto, antebraços apoiados e cotovelos posicionados na altura da mesa. Como opção, é válido usar almofadas no assento para ajustes e usar apoio para os pés.

4 – Evite desgastes desnecessários da voz. 

Diminua ruídos externos que podem forçar o aumento do volume da sua voz. Feche portas e janelas desnecessariamente abertas, por exemplo.

5 – Mantenha hábitos de manutenção da voz. 

Para hidratar as cordas vocais, tome bastante água. Especialistas pedem moderação no uso de pastilhas porque alguns tipos podem ser prejudiciais.

6 – Pratique atividades físicas regularmente.

Reservar um tempo para praticar atividades físicas durante a semana é valioso para manter a energia nas aulas. Caminhar 30 minutos por dia, por exemplo, pode trazer grandes benefícios no combate à obesidade, melhorar o humor e evitar doenças.

7 – Cultive hobbies.

É vital manter atividades prazerosas fora do ambiente de trabalho. Mesmo com uma rotina atribulada, reserve um tempo para hobbies.Além da função relaxante, essas atividades podem acrescentar no exercício da profissão e contribuem na prevenção de problemas psicológicos.

8 – Diminua o ambiente de estresse com planejamento.

Para prevenir desgastes, a organização e o planejamento da aula facilitam o controle disciplinar da turma. Proporcionar um ambiente mais democrático, por exemplo, pode atrair a confiança dos alunos. Aproveite os momentos de troca de informações com outros professores para dosar o nível de preocupações. Invista em proporcionar boas relações no ambiente escolar.

9 – Identifique sinais de depressão e busque apoio especializado.

Por vergonha, preconceito ou por não mensurar o tamanho do problema, a pessoa com depressão nem sempre procura ajuda médica (psicólogos, psiquiatras) no início do transtorno. Esse apoio especializado é determinante para combater a doença.

10 – Identifique materiais que trazem alergia e, se possível, substitua

Vilão da alergia de muitos professores, o giz ainda é utilizado em salas de aula. Seu material cáustico pode ser a causa ou o agravante de dermatites de contato, além de facilitar alergias respiratórias, rinites e crises de tosse. Procure usar outros recursos quando possível. Para diminuir os problemas decorrentes do uso de giz, utilize hidratantes nas mãos e beba bastante água.

ESPAÇO CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA do se reúne mensalmente para planejar e avaliar ações de segurança e prevenção de acidentes de trabalho.

Uma das ações da comissão foi criar um mural de informação e divulgação das ações da CIPA na Escola.

Nesse espaço, os educadores podem tomar conhecimento dos objetivos e atribuições da CIPA, bem como receber informações sobre cuidados com a saúde e prevenção de acidentes. Regularmente será feita a atualização dessas informações. Permanece assim, aberto um canal de comunicação com a comunidade escolar, no qual se espera disseminar cada vez mais a cultura de segurança no trabalho.

CIPA em ação

Esta semana os cipeiros do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, realizaram a instalação de placas com frases de conscientização e prevenção de acidentes, nos corredores da escola, ginásio, salas administrativas, e sala de convivência.

Frases como: “Verifique os ganchos de fixação de segurança das goleiras”, -“Faça exercícios de alongamento pelo menos uma vez ao dia”, -“Mantenha a boa postura, costas apoiadas na cadeira, pés apoiados no chão e antebraços na mesa”, -“Ao término do expediente, desligue seus equipamentos,ar condicionado, luzes”, entre muitas outras, trazem para os colaboradores e alunos a lembrança de detalhes que auxiliam na busca contínua pela segurança no trabalho, acompanhada pela prevenção a saúde e integridade física de todos.